Porto Velho-RO O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) foi palco da oficina de gerenciamento das serventias extrajudiciais na segunda e terça-feira, 11 e 12 de novembro. O evento organizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), por meio do Departamento Extrajudicial (Depex), reuniu representantes dos cartórios de todo o estado. O encontro também contou com apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).
Entre os focos das discussões estão: tecnologia, metodologias ágeis nos serviços extrajudiciais, educação financeira, administrativa e tributária, inovação, gestão de pessoas e diversidade.
O juiz auxiliar extrajudicial da CGJ, Marcelo Tramontini, destacou a importância da oficina para o acesso a informações atuais e o aprimoramento das técnicas necessárias para o contínuo exercício das funções cartorárias e notariais.
Durante a oficina, o juiz e vice-diretor da Emeron, Johnny Gustavo Clemes, lembrou que essa busca pelo conhecimento é essencial para garantir a contínua prestação do serviço público de qualidade. “A Emeron, nesse evento provocado pela Corregedoria, cumpre mais uma vez o seu papel de estruturar o aprendizado e o conhecimento. Neste caso, estamos para trazer, ainda mais, o mundo das metodologias ágeis e da inovação para os cartórios extrajudiciais”, disse.
Os dois dias de oficina contaram com diversos painelistas, entre eles o secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti, que tratou do tema “Serventias extrajudiciais: inovação para desjudicialização”.
Concordando com a relevância do encontro, o diretor do Depex, Victor Santiago, lembrou que 111 serventias extrajudiciais estão representadas e engajadas no projeto. “Esse evento engloba todos os cartórios do estado, cada tabelião, cada registrador vai poder sair daqui levando aprendizados para sua cidade, para sua comunidade”, comentou Santiago.
Também presente no evento, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg-RO), Eugênio Brügger, reiterou o compromisso com a busca pelo amplo e exitoso atendimento ao cidadão rondoniense. “A Corregedoria, nessa busca pela tecnologia, gestão de pessoas, gestão financeira, respeito ao meio ambiente e à comunidade rondoniense, está capacitando ainda mais os serviços notariais e registrais de Rondônia com essa oficina”, disse.
O Departamento Extrajudicial da Corregedoria atua diariamente com as serventias na solução de problemas práticos, projetos e processos estratégicos. Além da função fiscalizadora, se preocupa em exercer o papel de diálogo, sendo esse tipo de evento um exemplo disso.
Assessoria de Comunicação Institucional
Postar um comentário