Cirone diz que cafeicultoras de RO se destacam cada vez mais no cenário nacional

Cirone diz que cafeicultoras de RO se destacam cada vez mais no cenário nacional

 

Foto Reprodução

Porto Velho, RO - As cafeicultoras de Rondônia foram os grandes destaques da 7ª edição do Concurso Florada Premiada, que encerrou a Semana Internacional do Café (SIC) no último dia 22, em Belo Horizonte (MG).

O evento premiou os melhores cafés do Brasil, produzidos por mulheres. O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) destacou o avanço das mulheres rondonienses na produção do café. “É muito satisfatório ver que tanto os homens, quanto as mulheres e os jovens se dedicam à essa cultura e conquistam resultados cada vez mais animadores”, disse.

A produtora Suely da Graça Rezende, da Chácara Santo Antônio, conquistou o 1º lugar, sendo reconhecida como a produtora do melhor café do Brasil, com uma pontuação de 90,44. Em 2º, classificou-se Josiele Rodrigues Werneck (88,86 pontos), do Sítio Bela Vista e em 3º Angélica Alexandrino Nicolas (88,25), do Sítio São Sebastião. Cirone, que participou do encontro, disse que os prêmios, de 1º, 2º e 3º lugar, mostram a força e a capacidade das cafeicultoras e somam-se a coleção de conquistas do café rondoniense.

O deputado afirmou que tem trabalhado, desde seu primeiro mandato, para apoiar o fortalecimento da produção agrícola do Estado. “Tenho dado minha contribuição, por meio de emendas e outras ações direcionadas ao setor, principalmente através da viabilização de recursos para as associações rurais, para aquisição de máquinas, implementos, insumos e sementes”, disse.

Cirone se referiu também ao trabalho realizado pelo governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil). Ele afirmou que o governador tem apoiado o fortalecimento da produção agrícola, desde o plantio, a colheita e a comercialização, principalmente por meio das ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Segundo Cirone, Marcos Rocha é um governador que investe em pesquisas que vão desde a maneira de plantar até a de colher o café, possibilitando também a participação dos produtores em eventos que os aproxima das novas tecnologias utilizadas na área. “Nosso governador faz pessoalmente, inclusive, a divulgação do café rondoniense em eventos internacionais”, disse.

Fonte: ALE/RO

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem