Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque no Pavilhão Empresarial durante a Rondônia Rural Show

Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque no Pavilhão Empresarial durante a Rondônia Rural Show

 Presença de agroindústrias da capital na feira reflete o crescimento do setor



Com mais de 80 estandes com produtos do Brasil e do mundo, o Pavilhão Empresarial deve movimentar mais de R$80 milhões durante 11ª Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná, de 20 a 25 de maio. Entre tantos expositores, produtos de Porto Velho chamam a atenção, com novidades e produtos de qualidade, que contam com o incentivo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).

Ronaldo Bianchi trabalha com charcutaria há mais de 30 anosRonaldo Bianchi trabalha com charcutaria há mais de 30 anos
Entre os destaques estão uma charcutaria, liderada por Ronaldo Bianchi, que trabalha na área há mais de 30 anos e participa da Rondônia Rural Show há cerca de oito anos, aumentando a produção a cada ano que passa, e sempre levando novidades para os consumidores, como salames de frango e pirarucu. Ele compartilhou que este ano levou o triplo de produtos em comparação ao ano passado, cerca de mil salames para serem vendidos durante todo o período da feira.

“Os embutidos são muito chamativos, a produção de bacon, de salame, calabresa, costela defumada, aí eu fiquei sabendo da charcutaria, como é um produto artesanal, e hoje o povo precisa de um artesanal, nada de conservante, nada de produto químico para aumentar o processo de fabricação, e o artesanal me chamou muita atenção, porque toda pessoa pode comer. A gente tenta melhorar e aumentar a venda, no ano passado, por exemplo, na quarta-feira eu fui embora. Ano passado eu não trouxe freezer, esse ano eu já tive que trazer para dar uma melhorada, e a cada ano a gente vai melhorando”, explicou.

Nara investe na área da pisiculturaNara investe na área da pisicultura
A produtora rural Nara Regina também é uma das expositoras que está no Pavilhão Empresarial. A porto-velhense atuava como fisioterapeuta, até trocar a casa da cidade por uma chácara e entrar no mundo da piscicultura.

Ao abrir a sua indústria de pescados, a produtora precisou emitir o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), fornecido pela Semagric para assegurar a qualidade dos produtos de origem animal. Pouco tempo depois a empresa de Nara migrou para o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), pois passou a comercializar peixe para o Governo do Estado, através da merenda escolar.

“Em 2016 eu vim para a Rondônia Rural Show para tirar o SIM, e encontrei a equipe da Semagric e tirei a certificação do SIM. Tive todo o apoio, e eles me deram os equipamentos. A gente trabalhou no SIM e depois a gente cresceu para o SIE, porque eu iria atender o Governo do Estado com a merenda escolar e precisava da certificação. Hoje eu atendo o estado todo, cerca de 200 escolas com merenda escolar, forneço o peixe sem espinha, filé de tambaqui, filé de pirarucu, polpa de tambaqui e de pirarucu, e também já estou produzindo almôndegas, quibe, linguiças, os subprodutos do tambaqui e do pirarucu”, compartilhou a produtora.

Carlos Magno, secretário da SemagricCarlos Magno, secretário da Semagric
Para o titular da Semagric, Carlos Magno, a presença significativa das agroindústrias porto-velhenses na feira reflete o crescimento e a importância do setor na economia da capital. A conquista dos produtores é resultado de muito esforço e dedicação, muitas vezes envolvendo toda a família no processo de produção.

“Nós organizamos os nossos produtores da agroindústria que são acompanhados pelo Sistema de Inspeção do Municipal, e a gente oportuniza eles a virem pra cá com toda a estrutura de transporte dos seus produtos, para que eles pudessem realmente expor o que o Porto Velho tem, o que cada um tem no nível do seu segmento, que produzem e processam sua matéria-prima e vendem ao consumidor final. É uma oportunidade de mostrar o restante do estado também essa alternativa de comercializar seus produtos também, e é de grande valia a presença deles nessa festa”, finalizou.

Texto: Taís Botelho
Foto: Ana Flávia

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem