Dra. Taíssa solicita qualificação de agricultores para período de seca severa em Rondônia

Dra. Taíssa solicita qualificação de agricultores para período de seca severa em Rondônia

 Oito municípios do estado estão em situação de emergência devido a estiagem.



(Foto: Divulgação / Governo de Rondônia)

Para adaptação das atividades desenvolvidas no período de escassez hídrica severa, em que se encontram os municípios de: Alta Floresta D´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão D´Oeste, Ji-Paraná, Parecis e Vilhena, a deputada estadual Dra Taíssa (Podemos) solicitou uma qualificação para os agricultores. 

 

As secas além de provocar os desequilíbrios hidrológicos, causam danos à natureza, aos ecossistemas, e às atividades socioeconômicas, impactando no aumento da fome e consequentemente da desigualdade social. O objetivo dessa indicação é realizar qualificação dos agricultores e pecuaristas, a fim de que seja partilhado experiências e conhecimentos que possam contribuir nas elaborações de ações que visem abrandar a escassez hídrica. 

 

Rondônia encontra-se atualmente com oito municípios do estado de emergência em decorrência da seca, e é evidente a necessidade de prestar o amparo para a população atingida por este fenômeno. “É importante todos os preparativos dos agricultores e pecuaristas para esse período, que acontece todos os anos, mas esse está mais elevado. Mais de 70% da economia do estado vem do agro, é preciso investir cada vez mais nessa área para que não seja prejudicada”, expressou a parlamentar. 

 

Seca dos rios deve ser 'mais severa' em 2024

 

De acordo com o Monitor de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), entre novembro e dezembro de 2023, áreas com seca grave e extrema foram identificadas nos rios rondonienses, principalmente em rios no sul de Rondônia e oeste de Mato Grosso.

 

Texto: Rosa Rodrigues I assessoria parlamentar

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem