Deputado de Rondônia sobre proibição da língua neutra: ‘Vitória de TODOS, porque todes não existe!’

Deputado de Rondônia sobre proibição da língua neutra: ‘Vitória de TODOS, porque todes não existe!’

 A emenda foi aprovada por 257 votos a favor, 144 deputados votaram contra e 2 se abstiveram.



A Câmara dos Deputados, que votou o Projeto de Lei (6256/2019) que define a política linguística comum do país, aprovou uma emenda que proíbe o uso de línguas neutras na comunicação entre órgãos administrativos estaduais. Ou seja, diários oficiais, editais e outras formas de comunicação oficial do setor público não poderão usar essa forma de comunicação.

Isso significa que, de acordo com a proposta, formas de flexão de gênero e diversas palavras novas em português, como “todes” e “amigues”, não poderiam ser usadas para se referir a pessoas que não se identificam como homem ou mulher.

A emenda foi aprovada por 257 votos a favor, 144 deputados votaram contra e 2 se abstiveram. A aprovação ganhou comemoração por parte de alguns deputados de Rondônia. O deputado Coronel Chrisóstomo (PL) vibrou com a aprovação. “O projeto vai ao Senado. Vitória de TODOS, porque todes não existe!”, escreveu.

O parlamentar aproveitou as redes sociais para compartilhar um trecho de seu discurso na Câmara dos Deputados onde critica o uso desse tipo de linguagem. Ao seu modo, espalhafatoso, considerou que tal desse tipo de palavras como “todes” ou amigues” foi criado pela esquerda. “É frequente de que a linguagem neutra prejudica não somente os surdos quanto as pessoas com dislexia. Será que essa língua é inclusiva como se considera?”, questionou no vídeo.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem