Pesquisa interna contratada por Marcos Rogério viraliza como ‘‘fake news’’ contra institutos e assunto se torna manchete nacional

Pesquisa interna contratada por Marcos Rogério viraliza como ‘‘fake news’’ contra institutos e assunto se torna manchete nacional

 

Porto Velho, RO – Com o título “Erro mostrado em vídeo é de pesquisa contratada por candidato em Rondônia” o Portal Terra veiculou matéria abordando uma pesquisa interna feita pelo senador Marcos Rogério, do PL, candidato ao Governo do Estado.

A imagem com um erro no levantamento se transformou numa “fake news” contra institutos de pesquisa com milhares de compartilhamentos e visualizações tanto no Facebook quanto no Tik Tok.

De acordo com a entidade responsável pelo cotejamento – que não seria divulgado nacionalmente –, em questão os dados na imagem viralizada foram coletados em Machadinho d’Oeste.

E, de acordo com o Terra, as informações foram descartadas logo em seguida.

A ideia da postagem falsa era “provar” fraude nos questionários, colocando em dúvida a credibilidade dos institutos de pesquisa.

A informação também foi desmentida pela agência “Aos Fatos”, que atesta a veracidade de conteúdos veiculados na Internet.

O assunto, específico, recebeu o carimbo de “falso” por parte do site.

Apesar de a pesquisa mostrada no conteúdo falso ter sido contratada por Marcos Rogério, conforme diz o Portal Terra, o senador não tem relação com a publicação da “fake news”.A empresa é registrada no Conre-7 (Conselho Regional de Estatísticos da 7ª Região), mas não possui nenhuma pesquisa eleitoral registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Postar um comentário

0 Comentários

Banner 970x250