Objetivo da operação é reunir mais provas
A ex-vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Viviane Ricciotti, foi alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (24). A servidora é suspeita de apresentar diplomas falsos de graduação e doutorado durante a carreira acadêmica.
Segundo a corporação, a própria instituição comunicou às autoridades após identificar irregularidades nos documentos apresentados por Viviane durante o processo de candidatura à reitoria da universidade. Ela foi exonerada pela Unir em novembro de 2024.
“As investigações revelaram o uso de, ao menos, cinco diplomas falsificados, além de outros documentos ilegítimos como múltiplos números de CPF e títulos de eleitor, configurando possível fraude continuada ao longo da trajetória funcional da investigada”, aponta a PF.
Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em Porto Velho contra a ex-vice-reitora. O objetivo é reunir mais provas e confirmar os indícios de fraude.
Viviane Ricciotti poderá responder pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.





