Um dia após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) se juntou, nesta terça-feira (5), a parlamentares bolsonaristas que ocupam espaços no Congresso Nacional em protesto. Mesmo em recuperação de uma cirurgia cardíaca, o militar da reserva compareceu ao local e protagonizou um vídeo no qual mostra a cicatriz da operação recente no peito, feita “há uma semana”, como afirmou na gravação. As informações são do site Rondônia Dinâmica.

Durante o vídeo, publicado no perfil da deputada cassada Silvia Waiãpi (PL-AP), Chrisóstomo surge com uma fita sobre a boca e depois retira a gravata, abrindo a camisa social para exibir o peito com a marca da cirurgia cardíaca. A cena foi acompanhada de um discurso emocionado, em tom mais contido do que o habitual – o deputado é conhecido pelos gritos em plenário.
“Estamos vivendo um momento que todos nós, brasileiros, temos que se indignar com o que está acontecendo em relação à justiça contra o presidente Bolsonaro, contra a direita, contra quem quer esse Brasil em paz”, declarou o deputado. “Mesmo eu sabendo da dificuldade que eu estou nesse momento, mas pelo Brasil eu não posso me furtar. Eu sei que eu estou correndo risco. Olha aqui ó, mesmo assim eu estou correndo risco, abri o coração há uma semana, estou correndo risco mas pelos brasileiros, pela liberdade…”, completou Chrisóstomo, enquanto mostrava o corte cirúrgico.
Ao final da gravação, o parlamentar afirmou que segue cumprindo sua missão, mesmo diante do estado de saúde: “Eu estou aqui, dando tudo de mim, mesmo correndo risco. Eu não poderia deixar de cumprir a minha missão de parlamentar em nome dos brasileiros. Que Deus nos abençoe.”
 
A publicação do vídeo foi acompanhada de uma legenda escrita por Silvia Waiãpi:
“APÓS CIRURGIA CARDÍACA, E ARRISCANDO A PRÓPRIA VIDA, DEPUTADO DE RONDÔNIA ESTÁ LUTANDO PELA LIBERDADE, PELA ANISTIA DE BRASILEIROS E PELA DEMOCRACIA… QUAL A DESCULPA DO SEU PARLAMENTAR PARA NÃO LUTAR PELO POVO BRASILEIRO?”
A mobilização da qual Chrisóstomo passou a fazer parte envolve deputados e senadores que prometem paralisar pautas no Congresso em protesto contra a decisão do STF. A ordem de prisão de Bolsonaro, expedida por Moraes na segunda-feira (4), desencadeou uma série de reações de aliados do ex-presidente no Legislativo.


As informações são do site Rondônia Dinâmica.