Serviços operam dentro da normalidade.
Com uma marca de 5,71 metros no nível do Rio Madeira detectada nesta terça-feira (3), o Porto de Porto Velho (SOPH) retomou suas operações. O anúncio foi feito por meio de um comunicado da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH) nesta semana.
Segundo o informe, a decisão foi tomada após dois meses do fechamento forçado das atividades. Na época, o Rio Madeira apresentou níveis jamais vistos no volume de suas águas. As operações, retomadas a partir de novembro com a chegada do inverno amazônico, previam um fluxo operacional de até 100 mil toneladas, segundo a SOPH. No entanto, esse montante vem sendo atingido gradativamente.
Atualmente, os serviços estão operando dentro da normalidade. Ainda de acordo com a Sociedade, os prejuízos decorrentes da seca, que segundo informações podem se agravar em 2025, ainda estão sendo recalculados.
Em outubro, o principal afluente do Rio Amazonas sofreu a mais drástica das reduções. A marca de 19 centímetros trouxe à tona um cenário inimaginável. Quanto ao futuro, os pesquisadores mais ávidos ainda não conseguem determinar o comportamento do Rio Madeira, pois tudo dependerá das condições climáticas agravadas pelo aquecimento global.
Postar um comentário