Dia da Consciência Negra Vitórias e Fracassos

Dia da Consciência Negra Vitórias e Fracassos

             

Foto de arquivo Texto: Mário Martins

PRECONCEITO

O dia 20 de novembro é um dia que se comemora a Consciência Negra, se é que temos motivos para comemorar esses 136 anos depois da Libertação da Escravidão no Brasil. É lamentável que depois de tantos anos, ainda convivamos com tanas desigualdades, e preconceito e racismo, envolvendo o homem de cor. 

Diante de tantas indiferenças, nos perguntamos: por que ainda existe preconceito? Temos o mesmo número de profissionais negros quanto de brancos? Por que que o médico negro ganha menos que o médico branco? Para constatar tudo isso, vá a uma faculdade, e veja quantas pessoas, estão vestindo jalecos brancos. Quantos Generais negros existe nas Forças Armadas Brasileiras? Uma minoria com certeza. Quantos Presidentes negros tivemos no Brasil? Nenhum! Tivemos morenos como Nilo Peçanha de 1909 a 1910  que era Vice de Afonso Pena, que veio a falecer, e teve que substitui-lo. O segundo Presidente negro foi João Batista de Oliveira Figueiredo, que governou o país de 1979 a 1985, eleito pelo Congresso Nacional em 1978.

CONFLITO

O Brasil foi palco de vários conflitos, onde o negro teve participação ativa, como na revolta intitulada Balaiada no Maranhão, de 1838 a 1841, onde tombaram cerca de 30 mil homens sendo a maioria negros e índios, cuja causa era igualdade e Justiça Social. Cabanadas na região que hoje situa-se os Estados do Pará, Roraima, Amapá, Rondônia e Amazonas. Sob o comando do Presidente da Província Fernando Lobo de Souza, foram sufocados, pelas tropas Imperiais, sob o comando do bravo General Luiz Alves e lima e Silva, o Duque de Caxias. A grande maioria dos mortos, outra vez foram negros e índios. Guerra dos Farrapos, uma tentativa de fundar uma República Confederada, dos Estados de Santa Catariana, e Paraná, e Rio Grande do Sul. Essa guerra teve início em 1835 a 1845, e nesses 10 anos de guerra, morreram 180,63 feridos, e 100 prisioneiros de guerra. Mas foi na guerra dos farrapos que foi feita a maior covardia, contra homens negros, quando um dos Generais Bento Gonçalves General líder dos Farrapos,  dando a localização, de onde estavam os lanceiros negros dos Farrapos, e foram dizimados pelas tropas Imperiais.

GUERRA DE SESSEÇÃO

O maior conflito pela causa do Negro no mundo. Uma guerra fraticida, onde cerca de 600 mil homens tombaram de ambos os lados nos campos de batalha. Tudo começou, quando o Presidente Abrahan Lincoln, anunciou que iria libertar a escravidão nos Estados Unidos da América do Norte. E como os Estados: da Geórgia, Mississipi, Texas, Arkansas, Carolina do Sul, Virgínia, Tenessee, Luisiania, eram todos vocacionalmente agrícolas, e precisavam do trabalho escravo, nas plantações de algodão e outras lavouras. E por isso, declaram guerra aos Estados do Norte. A Guerra de Sesseção teve início em 1861 a 1865, quando o General Robert Lee, comandante em chefe dos Sulistas, entregou o seu saibre, e se rendeu ao também General do exército do Norte, Wlisses Grant, em Apamatox no Estados da Virgínia. Nessa guerra, o negro teve participação ativa no exército Nortista, onde alguns até chegaram a conquistar o oficialato.

DÍVIDA

Depois desses 136 anos de libertação, ainda estamos sobremaneira, presos a um maldito preconceito e racismo, e ás veze; não vemos que o negro sem dúvidas, é protagonista da sua própria história, e merece um espaço maior em  todas as conquista sociais. Só assim, podemos dizer sem falsa modéstia, e nos despirmos de todo resquício de preconceito, com  a causa do homem de cor, e o chamarmos de irmão verdadeiramente. E tenho dito!!!...

Fonte: Informa na Hora

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem