Com o psicrômetro fora de operação, o aeroporto de Cacoal — localizado a cerca de 500 km de Porto Velho — fica limitado, impedindo voos em horários críticos.
O deputado estadual Cássio Gois (PSD) usou a tribuna ontem, 17 de setembro, para pedir a substituição urgente do psicrômetro, aparelho danificado no aeroporto de Cacoal. Esse equipamento é fundamental para que a pista possa operar por instrumentos após as 17h, possibilitando voos noturnos e em condições meteorológicas adversas.
Com o psicrômetro fora de operação, o aeroporto de Cacoal — localizado a cerca de 500 km de Porto Velho — fica limitado, impedindo voos em horários críticos.
Segundo o parlamentar, embora passageiros de voos comerciais regulares, que normalmente decolam entre 13h e 14h, não percebam diretamente o impacto, o problema é grave em casos de emergência. “Em situações de urgência, como uma UTI aérea ou voos particulares, é impossível operar após as 17h ou outros horários, assim como também depende das condições climáticas, por causa desse aparelho danificado. Isso coloca vidas em risco”, ressaltou Cássio Gois.
Gois ainda destacou a importância estratégica do aeroporto para a região e cobrou uma ação rápida. “A substituição desse aparelho é urgente. Não estamos falando apenas de comodidade, estamos falando de salvar vidas e garantir o desenvolvimento econômico de Cacoal e de toda a região”, disse ele.
A indicação de Cássio Gois será encaminhada ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) de Rondônia para que devolva ao aeroporto de Cacoal sua plena capacidade operacional.
Postar um comentário