“Melhor de PVH” é a campanha de fomento ao turismo de Porto Velho
Porto Velho, RO - A capital de Rondônia conta com diversos pontos turísticos e históricos, sendo um dos destaques, a Rota Ferroviária – Nos trilhos dos Pioneiros, que inclui visitações à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ao recém inaugurado museu da EFMM, Igreja de Santo Antônio, aos cemitérios da Candelária e o das locomotivas, as Três Caixas d’Água e o Prédio do Relógio, onde está instalada a sede do executivo municipal – avenida Sete de Setembro, 237.
Além da Rota Ferroviária, o mapa mostra outros importantes pontos turísticos locais, entre eles, os da Rota Cultural, caminhando pela História, Rota dos Arigós, o legado dos nordestinos, e a Rota das Águas. Estes são lugares onde os porto-velhenses e pessoas de outros estados podem conhecer mais sobre a história da capital e de Rondônia.
A EFMM foi o primeiro empreendimento internacional dos Estados Unidos fora do território norte-americano
Basta o usuário acessar www.omelhordepvh.com.br para saber mais sobre roteiros de aventura, natureza, balneários, gastronomia, eventos sazonais e muito mais. O “Melhor de PVH” é a campanha de fomento ao turismo de Porto Velho, pensada pela Semdestur, para despertar o sentimento de pertencimento dos porto-velhenses e apresentar a história e os atrativos naturais para os visitantes.
ESTRADA DE FERRO
Maior patrimônio histórico-cultural de Rondônia e o principal marco do nascimento da cidade de Porto Velho. A ferrovia foi construída no início do século XX, na margem direita do rio Madeira, e as primeiras moradias construídas para alojar os trabalhadores, deram início ao que conhecemos como nossa cidade. A EFMM está localizada à avenida Farqhuar, 5 – bairro Panair. Os dias e horários de visitação são de terça a domingo, das 10h às 22h.
A obra se tornou uma epopéia no coração da floresta, sendo inclusive, o primeiro empreendimento internacional dos Estados Unidos fora do território norte-americano. O objetivo era ligar o Brasil e a Bolívia para escoar a produção de borracha, já que o transporte pelo rio Madeira se tornava inviável, por conta das cachoeiras no percurso. Atualmente a ferrovia está desativada e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, o Iphan.
CEMITÉRIO DA CANDELÁRIA E CEMITÉRIO DAS LOCOMOTIVAS
Início da construção da capela remonta ao ano 1910
O Cemitério da Candelária é onde foram sepultados os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Bibliografias sobre o tema informam que lá foram sepultados 1.593 trabalhadores de mais de 40 nacionalidades. Próximo ao Cemitério da Candelária está localizado o Cemitério das Locomotivas. O local ganhou este nome em virtude do abandono de locomotivas e demais equipamentos da EFMM quando ocorreu sua desativação. Endereço: av. Farqhuar, 801 – bairro Triângulo. A visitação é livre.
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
Uma das heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que na época pertencia ao estado de Mato Grosso. O início da construção da capela remonta ao ano 1910, realizada com doações de devotos e de diretores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para aquisição do terreno e para erguer o templo.
A inauguração oficial se deu em setembro de 1914. Próximo a igreja está localizado o marco divisório dos estados de Mato Grosso e Amazonas. Possui uma festa anual, dia 13 de junho, com uma semana de atividades, que culminam com o arraial no dia de Santo Antônio. Endereço: Estrada de Santo Antônio, 4863 – bairro Baixa União.
INFORMAÇÃO TURÍSTICA
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, é um ponto de apoio e o primeiro contato para quem busca informações de utilidade pública e dos atrativos turísticos locais, com sugestões de pontos turísticos, circuitos, rotas turísticas, agenda cultural e local onde se hospedar, comer, esclarecer dúvidas aos visitantes, bem como a distribuição de material informativo e promocional da cidade. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h30 às 14h30.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postar um comentário