Publicada em 02/07/2024 às 16h06
Para debater e apresentar algumas metas da Nova Indústria Brasil (NIB), programa que visa alavancar a indústria nacional, com investimentos e ações nos próximos dez anos, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), participou na manhã desta terça-feira (02), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), de um diálogo com empresários.
Alckmin destacou que a NIB se sustenta em quatro pilares: inovação, competitividade, produtividade sustentável e exportação. "Firmamos o compromisso de assegurar, através de financiamento, R$ 66 bilhões para a inovação industrial, em todas as áreas econômicas. Para a competitividade, teremos o Brasil+Produtivo, com a parceria do Sebrae e do Senai, com financiamento do BNDES", anunciou.
Outra medida é a depreciação de maquinário em dois anos, hoje esse período é acima de uma década. "O objetivo é estimular a compra de maquinário novo, para melhorar a eficiência de competitividade, reduzindo o chamado custo Brasil. O presidente Lula vai sancionar a lei da LCD (Letra de Crédito de Desenvolvimento), que vai ofertar crédito para comércio e indústria, com juros mais baratos, com redução do Imposto de Renda".
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou do evento e declarou que "o vice-presidente conhece de gestão - foi governador de São Paulo por quatro mandatos - e sabe dos obstáculos para as empresas, de um modo geral. Olhe para o nosso Estado, que é jovem, mas com uma vocação empreendedora extraordinária ao longo de nossa história. Que possamos ter investimentos para agregar valor aos nossos produtos primários, que passam por um momento de expansão".
O governador Marcos Rocha ressaltou que Rondônia tem alcançado destaque nacional, com crescimento acima da média nacional. "Temos o menor índice de desemprego do país, somos um grande produtor agropecuário e seguimos crescendo. Aproveitei para sugerir ao vice-presidente que, durante a realização da COP23, em Belém (PA), o café servido seja o saboroso robusta amazônico produzido aqui em Rondônia, que representa mais de 90% da produção cafeeira da região Norte. Nada mais justo que seja ofertado aos participantes o nosso legítimo robusta".
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, observou que o lançamento da NIB cria um ambiente de esperança entre os empresários. "Ainda que necessite de melhorias, temos algo a trabalhar, que resgata a centralidade da indústria brasileira. Não existe país forte, sem indústria forte", completou.
Geraldo Alckmin participou em seguida do lançamento da pedra fundamental do HUB de inovação do Senai Rondônia.
Postar um comentário