Resultado positivo também na comparação de ano a ano, só que desde julho.



A plataforma de tecnologia e serviços financeiros Stone publicou uma boa nova para a economia de Rondônia. O Índice de Atividades Econômica Stone Varejo apontou que o nosso estado registrou crescimento de 1,2% no mês de setembro, deste ano. Resultado positivo também na comparação de ano a ano, só que desde julho.

Boa notícia: Varejo de Rondônia registra crescimento de 1,2% em setembro, diz Stone - News Rondônia

Rondônia ficou entre os nove estados com registro alto de volume de vendas em comparação com ano passado. A lista é composta ainda por Tocantins (9,4%), Espírito Santo (3,3%), Pará (2,6%), Santa Catarina (1,6%), Mato Grosso do Sul (1,4%), São Paulo (1,0%), Paraná (0,7%) e Minas Gerais (0,4%).

“O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional”, informou a assessoria da Stone.

A plataforma revelou os segmentos que mais lucrou: artigos farmacêuticos com crescimento anual do volume de vendas de 0,6% e de móveis e eletrodomésticos (1,6%). Outros quatro não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria (12,7%). Material de construção (1,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%); e tecidos, vestuários e calçados (0,8) também tiveram quedas.