Cláudia de Jesus expressa preocupação com reclamações da população sobre os atendimentos de saúde.

Cláudia de Jesus expressa preocupação com reclamações da população sobre os atendimentos de saúde.

 Próximo encontro da comissão, no dia 3 de outubro, abordará questões cruciais com a equipe do governo.



Durante a reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, realizada na última terça-feira (26), a presidente da comissão, deputada Cláudia de Jesus (PT) expressou sua preocupação com a falta de progresso visível nas melhorias solicitadas para a saúde pública rondoniense.

“A população enfrenta dificuldades de acesso a atendimento adequado, além de problemas como as demoradas filas de regulação para cirurgias. Temos a necessidade urgente de ações imediatas e da cooperação entre todos para garantir que os cidadãos tenham acesso a um bom sistema de saúde”, disse a deputada.

A reunião também contou com a participação da presidente do Sindsaúde, Célia Campos, que, na condição de convidada, fez denúncias graves, incluindo o fechamento de UTIs no Hospital Regional de Cacoal, devido à falta de médicos, a situação crítica da pediatria no mesmo hospital, problemas de regulação ineficiente, casos de assédio moral nas unidades de saúde e servidores sem receber horas extras há 90 dias.

Encontro dia 3 de outubro

O próximo passo na busca por soluções está marcado para o dia 3 de outubro, terça-feira, quando a Comissão de Saúde convocou uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson da Rocha, a secretária Executiva Michelle Dutra, o chefe da Casa Civil, Jose Gonçalves Junior, o procurador geral do Estado, Thiago Denger, a coordenadora de Núcleo de Recursos Humanos do Hospital Infantil Cosme e Damião, Valeria Siqueira, e o Chefe de Recursos Humanos do Hospital de Base, Iosenisse da Silva. A reunião acontecerá 11h30, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa.

O objetivo da audiência é debater a necessidade de um Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo Estadual, que promova as devidas correções na Lei do Plano de Carreira Cargos e Remuneração (PCCR) da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

Durante a reunião, pontos críticos serão abordados, como o cumprimento da carga horária dos profissionais de saúde, bem como a implementação de um sistema eficiente de registro de ponto eletrônico, capaz de diferenciar os plantões normais dos extraordinários. Além disso, a comissão buscará garantir a expansão desse sistema para englobar todos os hospitais e unidades de saúde do estado, possibilitando o registro de entrada e saída por meio de computadores.

Outra questão importante que estará na pauta é a atualização das informações relacionadas ao contrato com o Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, e a continuidade dos serviços de saúde prestados por essa instituição ao Governo do Estado.

Também merece destaque a aprovação de um requerimento convidando o gerente de Projetos do escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Rafael Esposel, a prestar esclarecimentos sobre o processo de licitação e construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim (HRGM), marcado para o dia 17 de outubro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem